segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Irã é o centro estratégico do mundo.

por Pedro lira

Uma guerra contra o Irã deixará claro que os objetivo dos EUA é a conquista do oriente médio. Apesar do autoritarismo do regime teocrático de Teerã este regime não surgiu como uma ditadura. A revolução iraniana foi a última grande revolução do século XX e criou um regime teocrático que apontava para uma democracia. Até 2008 as eleições parlamentares e para presidente eram livres no Irã. A derrota nas urnas da linha dura do regime vez com que o Aitolá Khamenei interviesse diretamente nas eleições. Os resultados foram simplesmente omitidos, a classe média urbana de Teerã se rebelou e foi massacrada, o regime demonstrou que é uma Teocracia e a democracia continua sendo uma opção, logo ali, perto do povo, mas distanciada por um regime que foi forçado a se enrijecer devido às pressões militares e econômicas do ocidente, afinal a conquista do Iraque e do Afeganistão pelos EUA deixam o Irã cercado por dois lados, então chegamos a conclusão que a resposta de Teerã tanto a democracia como ao ocidente foi uma defesa da soberania do Irã teocrático, militarizado e cada vez mais isolado do mundo ocidental.
O republica islâmica desenvolveu economicamente o Irã e pareceu por algum tempo ser uma alternativa a democracia ocidental, pois sabia conjugar as aspirações populares com um regime teocrático, dando tons de uma democracia representativa, características herdadas do governo de Aiatolá Khomeine, que mesmo em face a uma guerra violenta contra um Iraque financiado e armado pelos EUA e pela URSS, manteve a força da revolução. O Regime xiita tinha uma pretensão de espalhar sua revolução por todo oriente médio, e isto abalou o equilíbrio da guerra fria relativizando tanto a influência americana como soviética no oriente médio.
Entretanto os EUA faziam um jogo duplo, vendo o arrefecimento da revolução e a fraqueza do Regime da Saddan Hussein passaram a vender clandestinamente armas para o Irã, e com o dinheiro financiaram a contra-revolução na Nicarágua, esse escândalo ficou conhecido como Irã-contras. Uma foto muito famosa do período, de 1983, mostra Donald Rumsfeld , ex-secretário de defesa, apertando as mãos de Saddan Hussein, três anos antes do escândalo Irã-contras. O objetivo dos EUA era o enfraquecimento de qualquer regime autônomo o suficiente para frear seus interesses no oriente médio.
O regime de Saddan Hussein caiu primeiro, devido a sua agressividade, pois após a guerra contra o Irã, em 1990, o Iraque atacou o Kuwait e criou oportunidades para os EUA intervirem com o apoio do ocidente.Pouco mais de dez anos depois utilizando como bode expiatório a destruição do Word Trade Center os EUA inventam a guerra contra o terror e culpam o Afeganistão de colaboração com o “terrorismo internacional”, então este país feudal de longa extensão é invadido sem maiores dificuldades e em 2003 os EUA forjam a acusação que o Iraque possui armas de destruição em massa e ocupam o Iraque. O Irã se vê cercado em menos de dois anos pelo oeste e pelo leste, acelera seu programa nuclear e de mísseis balísticos como forma de garantir sua soberania. Os EUA tentam a todo custo incriminar o republica Islâmica, entretanto durante cerca de 12 anos mesmo sob embarco econômico, o Irã utilizou o dinheiro do petróleo e o armamento acumulado desde o Regime Reza Pahlavi para construir uma sólida força armada. Uma guerra contra o Irã teria que mobilizar o dobro de recursos usados contra o Iraque, além dos EUA terem que enfrentar uma longa e obcecada resistência do povo iraniano. A experiência no Iraque mostrou o preço que se paga para ocupar um país armado, e evidentemente que uma guerra de ocupação no Irã seria muito mais violenta pois além de armas o Irã possui tecnologia própria e uma aliança estratégica tanto com a China quanto com a Rússia, um grande exemplo disso é o fornecimento pela Rússia de seu avançado sistema de defesa antiaérea S-300. Mas como foi possível para o Irã ficar tão forte militarmente?
Os fatores que possibilitaram o Irã se armar são 4; primeiro sua posição estratégica no centro da chamada eurásia, quem ocupar o Irã domina todo oriente médio e fica em uma posição vantajosa mundialmente, afinal o Irã fica no meio do caminho entre a Europa e a China e atrás da Índia e da Rússia. Segundo, o regime de Reza Pahlevi na década de 70 conseguiu usar os EUA para se armar contra a Rússia. O Irã é um dos poucos países do mundo que possuem os f-14 norte americanos, por sua vez a Revolução iraniana seguida da guerra Irã contra Iraque vez com que o Irã recebesse armamento russo e mais equipamento americano. Terceiro fator, o Irã vez o possível para desenvolver sua industria e tecnologia nos anos que seguiram a revolução, e finalmente o quarto e ultimo fator, Rússia e China temem que os EUA ocupem o Irã somando um território imenso que vai do Iraque ao Afeganistão, com essa experiência o EUA teriam condições de invadir um território de proporções continentais, então tanto Rússia quanto China oferecem equipamentos e tecnologias para o Irã, ao ponto do Irã fabricar caças de 3 geração e anunciarem projetos de caças de 4 e 5 geração, neste caso poderiam realizar um ataque em solo americano! Uma guerra contra o Irã é uma Guerra de proporções mundiais, se os EUA estiverem dispostos a atacar o Irã será a confissão que seu intento último, a longo prazo é a conquista militar do globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário